domingo, 5 de julho de 2009

Concurso Cosplay - Regulamento Oficial

1 – Introdução

Este regulamento tem o objetivo de definir normas para os concursos de Cosplay promovidos pelo grupo Animesul/MT, garantir o bem-estar do público presente e que todos os competidores tenham igual chance de serem avaliados.

2 – Termos e definições
Este regulamento adota os seguintes termos e definições:
2.1 – Cosplay: são considerados cosplays qualquer forma de caracterização parcial ou total que tem como referência personagens oriundos de qualquer tipo de mídia de amplo acesso. Por exemplo: personagens de mangás, HQs, Graphic Novels, desenhos animados e animes, filmes de qualquer metragem, seriados, livros e quais quer outras formas de mídia às quais o acesso seja público. Personagens de RPG (Role-Playing Games), fanzines, fóruns e personagens criados pelo próprio Cosplayer ou terceiros (“originais”) não são considerados cosplays, uma vez que o acesso a eles é restrito. Personagens sem aparência definida (não descritos na fonte de referência, existentes apenas como vozes e efeitos sonoros) também não são considerados cosplays.

2.2 – Cosplayer: qualquer participante do concurso Cosplay, não importando origem ou idade.
2.3 – Organizador: qualquer pessoa que participe da realização do concurso Cosplay, pertencente ao Animesul/MT.

2.4 – Critérios de Julgamento: características do Cosplay a serem avaliadas pelos Juízes para definir o vencedor do concurso.
2.5 – Juízes: pessoas que irão avaliar os Cosplayers segundo os Critérios de Julgamento.
2.6 – Categorias: conjunto de modo de apresentar o Cosplay e Critérios utilizados pelos Juízes.
2.7 – Ficha de Inscrição: documento que deve ser preenchido e assinado pelo Cosplayer para que possa participar do Concurso.
2.8 – Material de apoio: textos, imagens, letras de música, e outros materiais impressos que podem ser utilizados pelo Cosplayer para auxiliar a Banca de Juízes em seu julgamento.
2.9 – CD de áudio: CD contendo trilha sonora e/ou diálogos a serem utilizados pelo Cosplayer em sua apresentação.
3.0 – Voto de Minerva: O publico presente poderá votar nos cosplays presente, o voto pode ser aplicado uma única vez, o mais votado receberá acréscimo na pontuação.


3 – Participação
O cosplayer poderá participar do concurso, obedecendo ao seguinte:
3.1 – Qualquer um pode participar do concurso, desde que mostre que leu e entendeu as regras do concurso.
3.2 – Não é permitida a participação de Juízes ou Organizadores, mesmo que não esteja trabalhando no dia em questão.
3.3 – O cosplayer deve preencher a ficha de inscrição com os seguintes dados:
a) nome completo
b) data de nascimento
c) número de documento de identificação (RG, de preferência) e órgão expedidor do mesmo (SSP-UF, Unidade Federativa, ou Estado)
d) Personagem de referência para o Cosplay e origem do mesmo (nome do anime, mangá, livro, etc)
e) Meios de contato (e-mail, telefone e endereço)
f) Opção de Categoria (Representação Individual ou Representação Grupo)
g) Utilização ou não de réplicas de armas brancas ou de fogo, tipo e quantidade destas.
f) Utilização ou não de CD de áudio e, caso positivo, qual a faixa pertinente.
h) Utilização ou não de Material de Apoio para a Banca.
i) Assinatura atestando a compreensão e aceitação do presente regulamento e que todas as informações fornecidas são verdadeiras.
3.4 – A ficha só será aceita se estiver totalmente preenchida.
3.5 – Todos os materiais de apoio devem ser entregues no ato da inscrição e com pelo menos uma cópia para cada juíz (quatro)
3.6 – O CD de áudio deve ser entregue no ato da inscrição, em capa ou envelope devidamente identificado. O CD deve estar em formato que possa ser lido por qualquer aparelho (arquivos em formato .cda, gravado em 8x, de preferência.). O cosplayer tem o direito de testar o CD no equipamento a ser utilizado no evento e de substituir o CD caso este não funcione.
3.7 – O cosplayer receberá um número que o representará e indicará em que posição da fila de apresentações ele se encontra.
3.8 – As inscrições para o concurso abrem no horário indicado pela programação do evento e se encerram uma hora antes do início das apresentações.
3.9 – O número máximo de inscrições aceitas por categoria será divulgado junto com a abertura das inscrições.
3.10 – O cosplayer não poderá se inscrever mais de uma vez com o mesmo cosplay na mesma categoria durante todo o concurso, mesmo que ele se estenda por mais de um dia.
3.11 – O cosplayer poderá se inscrever mais de uma vez na mesma categoria, desde que o faça com cosplays distintos.
3.12 – No caso de uma inscrição para grupo, os membros do grupo devem escolher um representante para preencher a ficha com todos os dados pedidos, além do nome completo de todos os integrantes, acompanhado dos personagens para referência.
3.13 – O cosplayer poderá desistir da participação no concurso em qualquer momento antes de sua apresentação, devendo notificar a organização. Caso não apresente seu cosplay e não notifique a desistência, não poderá se inscrever novamente com o mesmo cosplay, uma vez que ainda é considerado inscrito no concurso.

4 – Critérios de Julgamento
A banca de juízes utilizará o que segue para avaliar os cosplayers e determinar o vencedor:
4.1 - Os seguintes critérios ou uma combinação deles serão adotados para julgar os cosplayers
a) Caracterização – será avaliada a fidelidade da reprodução da roupa e dos acessórios do personagem original, assim como a dificuldade que o cosplayer teve em fazê-lo. Não será levada em conta qualquer semelhança física (ou falta dela) com relação ao personagem, mas contornos feitos, como maquiagem e adaptações das roupas e acessórios serão bonificados.
b) Interpretação – será avaliada a qualidade da interpretação do personagem pelo cosplayer. Nesse critério incluem-se diálogos, maneirismos, expressões faciais e corporais.
c) Criatividade – será avaliada a originalidade da representação (incluindo diálogos e outras formas de linguagem), assim como da adaptação ao palco e aos recursos disponíveis.
4.2 – As notas serão atribuídas aos quesitos utilizados na categoria de apresentação escolhida pelo cosplayer, variando de 0 a 10, com intervalos de 0,25.

4.3 – Haverá voto popular para os concorrentes, o publico poderá votar na urna uma única vez no numero do cosplay escolhido, será feita a contagem dos votos, o cosplay com maior numero de votos terá um acréscimo de 10 pontos na sua nota final.

5 – Categorias
As categorias consistem em um modo de o cosplayer apresentar seu cosplay para a banca e em um conjunto de quesitos que a banca usará para avaliá-lo
5.1 – Categoria Representação Individual
a) Modo de apresentação: o cosplayer deverá apresentar uma cena em que seu personagem seja o elemento principal, mas não necessariamente falando.
b) Quesitos avaliados: serão avaliados os quesitos Caracterização, Interpretação e Criatividade.
5.2 – Categoria Representação em Grupo
a) Modo de apresentação: os cosplayers deverão apresentar uma cena em que todos os personagens figurem, não sendo obrigados a representar diálogos. Deverão também estar em número entre dois e dez.
b) Quesitos avaliados: serão avaliados os quesitos Caracterização, Interpretação e Criatividade.

6 – Da apresentação do cosplay

6.1 – Preparação: ocorre antes do início das apresentações.
a) Reunião dos cosplayers: os cosplayers deverão se reunir ao lado do palco 30 (trinta) minutos antes do início das apresentações da categoria que escolheram, de acordo com a programação do Concurso. Em caso de alteração inesperada de horários, a organização providenciará para que isso seja notificado aos cosplayers, geralmente através de anúncio no palco ou sistema de som equivalente.
b) Divisão e organização dos cosplayers: os cosplayers serão divididos por categoria, na ordem prevista na programação e, dentro da categoria, serão colocados em fila a partir do número contido no canhoto.
c) Convocação dos ausentes: os cosplayers que estiverem ausentes na etapa de reunião e não notificaram desistência à Organização serão convocados pela Organização, tendo 15 (quinze) minutos para comparecerem ao palco, sob pena de desclassificação.
6.2 – Normas gerais das apresentações: guiadas pelo objetivo de preservar a igualdade de condições, o bem-estar do público, o bom andamento do concurso e a segurança de todos os presentes, os cosplayers deverão seguir as normas gerais, sob pena de desclassificação.
a) Os cosplayers deverão apresentar cosplays e representações adequados a todas as idades. Esta norma abrange trajes, linguajar e atitudes durante a apresentação. São proibidos, portanto, todos os cosplays de personagens com conteúdo erótico/pornográfico, assim como representações de mesmo teor, mesmo que não seja pertinente ao personagem e seja feita como paródia, e também linguajar ofensivo (palavrões e xingamentos, mesmo que façam parte da apresentação).
b) É proibido o porte de armas de fogo, carregadas ou não e de armas brancas com corte, mesmo que o cosplayer tenha autorização legal para tanto. Tais artefatos serão retidos pela equipe de segurança e devolvidos no momento da saída do cosplayer do recinto que abriga o concurso. Réplicas não-funcionais dos itens são permitidas.
c) É proibido o uso de explosivos e qualquer material que produza fogo. Por exemplo, bombinhas, estalinhos, velas, isqueiros e fósforos (acesos).
d) O cosplayer não pode pular do palco, tampouco atirar qualquer tipo de objeto para fora dele, nem mesmo que seja em direção a um local desocupado (coxias).
e) O cosplayer poderá contar com o auxílio de 1 (uma) pessoa por ele escolhida, que deverá estar discretamente vestida e não poderá participar do concurso na categoria escolhida pelo cosplayer para se apresentar naquele dia.
f) Além dessa pessoa, o cosplayer poderá escolher 2 (dois) organizadores, que estejam trabalhando no palco (staffs de palco), para auxilia-lo. Está incluída eventual interação com o mestre-de-cerimônias do concurso (apresentador), neste caso, este auxílio está restrito ao apresentador e mais um staff de palco.
g) O cosplayer poderá interagir com a platéia, além do apresentador, desde que isso não incorra em linguajar inadequado e ofensas ou constrangimentos (tirar sarro, xingamentos, entre outras formas) a pessoas físicas e jurídicas ou entidades e instituições, presentes ou não no momento da apresentação.
h) Quaisquer cenários, cartazes e outro tipo de material gráfico utilizado pelo cosplayer em sua representação deverá medir, no máximo, 3 (três) metros de altura por 5 (cinco) metros de largura. Esta medida poderá ser diminuída em função das limitações do local.
i) Os materiais supracitados não poderão ter nenhum teor comercial ou publicitário.
j) Os cenários e outros tipos de acessórios volumosos utilizados pelo cosplayer são de responsabilidade do mesmo e não poderão ser guardados pelo serviço de guarda-volumes ou chapelaria, caso esse serviço esteja disponível.
k) O cosplayer é responsável por qualquer aparelhagem presente no palco quando for se apresentar à banca. Além de uma possível desclassificação, o cosplayer será responsabilizado financeiramente caso danos graves sejam causados.
l) O cosplayer não poderá utilizar quaisquer tipo de material de som ou mídia adicional, como microfones e instrumentos musicais que necessitem de amplificação ou eletricidade, telões e projetores.
m) Quaisquer outros atos que firam a legislação em vigor no Brasil serão punidos com desclassificação e o cosplayer ou seus responsáveis legais poderão responder civil e criminalmente por eles. Estão incluídos agressão e sua tentativa, assédio sexual e moral, calúnia, injúria, difamação e atentado ao pudor, todos previstos no Código Penal. Atentar para o fato que fornecer informações falsas na Ficha de Inscrição também é previsto por esta alínea, na forma de falsidade ideológica.
6.3 – Limitação de tempo: as apresentações serão limitadas em duração, para que todos os cosplayers igualdade de condições e para que a programação do concurso seja mantida conforme divulgada. Os cosplayers que excederem o limite de tempo serão desclassificados, com tolerância de meio minuto para se retirarem do palco. Caso ele insista em continuar, o som será cortado e a Organização solicitará que se retire.
a) Limite de tempo para a Categoria Representação Individual: o cosplayer terá 1 (um) minuto e meio para preparar sua apresentação à banca, para efetivamente apresentá-la e para remover quaisquer cenários e acessórios que tenha utilizado. O tempo será cronometrado pela banca a partir do momento da entrada do Cosplayer no palco.
b) Limite de tempo para a Categoria Representação em Grupo: o grupo de cosplayers terá 5 (cinco) minutos para preparar sua apresentação à Banca, efetivamente apresentá-la e remover quaisquer cenários e acessórios que tenham utilizado. O tempo será cronometrado pela Banca a partir do momento da entrada de 1 (um) cosplayer do grupo no palco.
c) Em casos de falha dos equipamentos que prejudique o cosplayer, ele terá o direito de repetir sua apresentação e ser novamente julgado pela banca ao final das apresentações da mesma categoria. Caso a falha impeça o início da apresentação, a Organização terá 1 (um) minuto para corrigi-la antes de aplicar a medida contida nesta norma, não sendo este minuto computado para o limite de tempo do cosplayer.
6.4 – Saída dos cosplayers: os cosplayers poderão permanecer no recinto de competições e nas coxias, mesmo que não venham a competir nas Categorias subseqüentes, desde que não atrapalhem a circulação pelo local, recebendo, portanto, a solicitação para que se retirem. A insistência em permanecer no local implicará em desclassificação e convocação da equipe de segurança.

7 – Premiação
As notas dos quesitos serão utilizadas pela banca para premiar os cosplayers no concurso, de acordo com os métodos descritos por este artigo.
7.1 – A média simples das notas atribuídas pela banca comporá a nota do cosplayer no quesito em questão.
7.2 – A média simples das notas do cosplayer nos quesitos pertinentes à categoria escolhida pelo mesmo comporá sua nota final para efeitos de premiação.
7.3 – Serão premiados os cosplayers com as melhores notas, dependendo da disponibilidade de prêmios. O número de premiados será sempre igual a 3 (três) contando Representação Individual e Representação em Grupo.
7.4 – Em caso de empate, será utilizada a nota no Quesito Criatividade como critério de desempate, seguida pela nota no Quesito Interpretação. No caso da Categoria Figurino e de persistência do empate nas outras Categorias, será por voto da banca.
7.5 – Os cálculos supracitados serão efetuados pela banca após o término das apresentações, conferidos por um representante da organização e divulgados no momento previsto na programação do concurso. Todos os envolvidos com os cálculos assinarão um termo afirmando estarem de acordo com os resultados finais por eles elaborados.
7.6 – Para serem premiados, os cosplayers deverão obter notas finais iguais ou superiores a 5,0 (cinco vírgula zero).
7.7 – Os cosplayers premiados deverão retirar seus prêmios no ato da divulgação. Caso não possam recebê-lo, deverão solicitar a um procurador, portador de um documento assinado pelo cosplayer que o qualifique como procurador (Procuração), que o retire no ato da divulgação ou entrar em contato com a organização para retirá-lo após o concurso, em algum momento conveniente.
7.8 – Os prêmios do concurso são:
- 1º Lugar - Categoria Representação Individual/Grupo – Uma medalha de honra ao mérito e um prêmio no Valor de R$ 1.000,00. Sendo R$600,00 em espécie e R$400,00 em produtos fornecidos pela Loja Akhai Presentes.

- 2° Lugar - Categoria Representação Individual/Grupo - Uma medalha de Honra ao mérito e 02 (dois) brinde fornecido pelos stands do evento.

- 3° Lugar - Categoria Representação Individual/Grupo - Uma medalha de honra ao mérito e 01 (um) brinde oferecido pelos stands do evento.

8 – Observações Finais
Devido à impossibilidade de se obter um regulamento que seja plenamente abrangente, as seguintes observações devem ser consideradas:
8.1 – As notas da banca serão consideradas decisão suprema e inquestionável depois de elaborado o termo de concordância dos juízes e do representante da organização.
8.2 – Casos omissos neste Regulamento serão debatidos pela banca e por representantes da organização e decididos por voto caso não haja concordância entre os envolvidos. A decisão também é igualmente suprema e inquestionável.

Sem comentários:

Enviar um comentário